Treinamento Seleção, Permanência e Desligamento de Participantes

Por Erica Botelho Em 05/12/25 17:04 Atualizada em 10/12/25 15:24

Treinamento Seleção, Permanência e Desligamento de Participantes do PGD/UFG (Edição 2025/2026)

O treinamento Seleção, Permanência e Desligamento de Participantes do PGD/UFG, desenvolvido pela Coordenação de Planejamento e Projetos Estratégicos em Gestão de Pessoas (CPPE/PROPESSOAS), tem como objetivo fortalecer a implementação e a execução do Programa de Gestão e Desempenho da UFG (PGD/UFG), garantindo padronização, conformidade normativa e segurança na condução dos procedimentos relacionados à formalização da participação do servidor Técnico-Administrativo em Educação no PGD/UFG.

Voltado para chefias das Unidades de Execução e Agentes PGD/UFG, o treinamento apresenta, de forma técnica e aplicada, os procedimentos essenciais das etapas de seleção, assinatura e gestão do Termo de Ciência e Responsabilidade (TCR), atribuição de modalidades, atualização da situação cadastral no SOUGOV e desligamento de participantes, com base nas normativas vigentes e boas práticas institucionais.

Esta edição do treinamento (2025/2026) terá formato síncrono, composto por um encontro expositivo (4h) e plantões de dúvidas em horários específicos.
O link de acesso ao encontro estará disponível na Agenda Google de Gestores e Agente PGD.

 

Meet 08/12/2025
Reunião realizada em 08/12/2025

 

PROGRAMA DO TREINAMENTO

 

1. Identificação

Título: Treinamento Seleção, Permanência e Desligamento de Participantes do PGD/UFG (Edição 2025/2026)
Proposta e desenvolvimento: Coordenação de Planejamento e Projetos Estratégicos em Gestão de Pessoas (CPPE/PROPESSOAS)
Desenvolvimento e instrutoria:
- Erica Botelho
- Julliana Paixão

Formato: Encontro expositivo síncrono + plantões de dúvidas síncronos
Carga horária total: 7h () + 
- encontro expositivo: 4h
- plantões de dúvidas opcionais: 1h cada; 3 horários
Certificação: Não haverá certificação nesta edição

 

2. Finalidade Institucional

Aprimorar a implementação e a execução do Programa de Gestão e Desempenho da UFG (PGD/UFG) nas Unidades de Execução, com foco nos processos de seleção, permanência e desligamento de participantes, reforçando a padronização, conformidade normativa e segurança na condução dos procedimentos.

 

3. Público-Alvo

Chefias das Unidades de Execução do PGD/UFG
Chefias imediatas de participantes do PGD/UFG
Agentes PGD/UFG

 

4. Condições de Participação / Pré-requisitos

Unidade de Execução ativa no PGD/UFG ou com processo de adesão em tramitação.
Perfil institucional de chefia ou Agente PGD/UFG.
Primeiro acesso ao SIPEP/UFG realizado.

 

5. Formato

5.1. Encontro expositivo (4h) – Síncrono (Google Meet)

Apresentação técnico-aplicada dos conteúdos.
Demonstração prática dos fluxos nos sistemas Módulo PGD/SIPEP e SOUGOV.
Orientações institucionais padronizadas.
Slides disponibilizados aos participantes após o encontro.

Acesso: link disponível na Agenda Google de Gestores e Agente PGD.

5.2. Plantões de dúvidas (3 sessões de 1h cada - Google Meet)

Reuniões síncronas para esclarecimentos gerais.
Não serão discutidos casos individuais ou situações pessoais de unidades.
Enfoque em dúvidas aplicadas sobre normas, procedimentos e sistemas.

Acesso: link para agendamento será disponibilizado no site do PGD/UFG.

 

6. Conteúdos Programáticos (resumo)

Base normativa do PGD/UFG
Estrutura da Unidade de Execução e competências de cada perfil
Seleção de participantes: critérios e vedação
TCR: concepção, assinatura, vigência e alterações
Modalidades: conceitos, critérios, compatibilidade e percentuais de vagas
SOUGOV: atualização e consulta de status
Desligamento: hipóteses, prazos, procedimentos
API: inconformidades e monitoramento do MGI
Fluxos institucionais e formulários oficiais
Boas práticas de padronização
FAQ institucional

 

7. Materiais e Recursos

Slides apresentados no encontro expositivo
Fluxos oficiais (SIPEP, SOUGOV, Formulários institucionais)
Página de normativas do PGD/UFG
Portal de Apoio e FAQ - Site PGD/UFG
Checklists de implementação

 

8. Avaliação

Não haverá avaliação formal nesta edição do treinamento.

 

9. Certificação

Não haverá certificação nesta edição do treinamento.

 

10. Objetivos instrucionais

Após o treinamento, espera-se que os gestores e Agentes PGD possam:


Identificar as principais normativas que orientam os processos de seleção, permanência e desligamento no PGD/UFG, incluindo os Decretos, INs, Resolução CONSUNI/UFG e Portarias internas.
Explicar os papéis e responsabilidades da Equipe da Unidade de Execução, incluindo gestores, Agentes PGD e participantes, as atribuições normativas e operacionais de cada perfil.
Reconhecer os procedimentos normativos relacionados à seleção de participantes, assinaturas de TCR, atualização no SOUGOV e processos de desligamento.
Descrever as modalidades de participação, suas regras de compatibilidade e atribuição, incluindo as especificidades do teletrabalho.
Utilizar o Módulo PGD/SIPEP, SOUGOV, Processos SEI e Formulários institucionais para realização de operações de seleção, permanência e desligamento.
Localizar informações técnicas sobre o PGD/UFG em fontes oficiais, como o site institucional, portarias e FAQ.
Atualizar e consultar o status de participação no SOUGOV, garantindo que as informações estejam corretas e de acordo com os registros institucionais.
Aplicar os critérios de compatibilidade para a atribuição de modalidades de participação, considerando cargo/jornada e os percentuais de vagas.
Executar o procedimento de desligamento, observando as hipóteses e prazos.
Identificar e  prevenir/corrigir inconsistências e erros nos processos de seleção, permanência e desligamento.
Navegar de forma segura pelas ferramentas, realizando ações com base nas normativas, fluxos e procedimentos institucionais definidos.
Utilizar os recursos e informações disponíveis no site PGD/UFG e outras fontes institucionais para esclarecer dúvidas e garantir conformidade durante a execução dos processos.
Compreender a importância da padronização e da conformidade normativa para garantir a integridade do PGD/UFG e a execução eficiente dos processos.

 

11. Competências a serem desenvolvidas

Competência geral:

Aplicar, com segurança, precisão técnica, responsabilidade e conformidade normativa, os processos de seleção, permanência e desligamento de participantes do PGD/UFG, utilizando as ferramentas oficiais, interpretando corretamente as normativas vigentes, e adotando boas práticas institucionais que assegurem a padronização e efetividade da execução do programa.

11.1. Conhecimentos

Espera-se que os gestores e Agentes PGD tenham domínio dos seguintes conhecimentos:

11.1.1. Normativos

Decreto nº 11.072/2022 e suas diretrizes gerais sobre PGD.
IN Conjuntas MGI nº 24/2023, nº 52/2023, nº 21/2024 e nº 20/2025 — especialmente regras de seleção, TCR, modalidades, desligamento, API e conformidade.
Resolução CONSUNI/UFG nº 264/2024 e Portarias internas vigentes (3910/2024, 4541/2024, 821/2025).

11.1.2. Conceitos

Estrutura e atribuições da Equipe da Unidade de Execução: gestores, Agente PGD e participantes.
Competências, delegações e vedações específicas de gestores e Agente PGD.
Definição de participante e requisitos para ingresso, permanência e desligamento.

11.1.3. Modalidades e critérios

Tipos e compatibilidades de modalidades.
Percentuais de vagas, critérios de atribuição, compatibilidade cargo/jornada
Períodos mínimos e premissas para teletrabalho.
Convocação presencial e acompanhamento de comparecimento presencial.

11.1.4. Ferramentas

Módulo PGD/SIPEP [Seleção de participantes e TCR].
SOUGOV [Situação cadastral].
Processo SEI de Adesão da Unidade de Execução [Cadastro de Equipe e Indicação de Agente PGD].
Formulários institucionais de atualização [Equipes e Chefias].
Site PGD/UFG.

11.2. Habilidades

Espera-se que os gestores e Agentes PGD sejam capazes de:

11.2.1. Execução técnica

Realizar a seleção de participantes no PGD/SIPEP com domínio dos critérios normativos e institucionais.
Elaborar, tramitar e encerrar corretamente o TCR.
Atualizar e consultar o status de participação no PGD no SOUGOV com precisão.
Atualizar gestores, equipes e Agente PGD da Unidade de Execução de forma coordenada ao cronograma do Ciclo do PGD/UFG.
Realizar procedimentos de desligamento observando hipóteses e prazos.

11.2.2. Análise e tomada de decisão

Avaliar a adequação dos critérios para seleção de participantes.
Atribuir modalidades aos participantes em conformidade aos normativos, natureza da atuação e necessidades da Unidade de Execução.
Identificar riscos e prevenir inconsistências e erros em seleção, TCR e SOUGOV.

11.2.3. Aplicação integrada

Empregar com segurança as diferentes ferramentas.
Executar ações com base nos fluxos institucionais definidos (seleção, vigência de TCR, atualização e desligamento).
Utilizar recursos oficiais do site PGD/UFG para solucionar dúvidas.
Buscar e aplicar informações de normativas e portarias em casos reais.

11.3. Atitudes

Espera-se que os gestores e Agentes PGD desenvolvam atitudes com valência positiva para:

11.3.2. Dimensão cognitiva

Compreender a importância da padronização e da conformidade normativa para a integridade do PGD/UFG.
Reconhecer o papel fundamental das etapas de seleção, TCR e desligamento na implementação segura do programa.
Valorizar o uso de fontes oficiais, ferramentas corretas e procedimentos atualizados.

11.3.2. Dimensão afetiva

Sentir segurança técnica para operar ferramentas e interpretar fluxos complexos.
Desenvolver confiança ao executar etapas críticas (seleção, TCR, desligamento).
Sentir-se corresponsável pela integridade do PGD/UFG.

11.3.2. Dimensão comportamental

Agir com responsabilidade, precisão técnica e respeito às normativas.
Cumprir prazos e rotinas institucionais essenciais para o PGD/UFG.
Adotar postura de busca de soluções para consistência dos dados do PGD/UFG.

 

12. Contato Institucional

Equipe PGD/UFG – CPPE/PROPESSOAS
Site: [https://pgd.propessoas.ufg.br]
E-mail institucional: pgd@ufg.br