Seminario UFRN 2024

PROPESSOAS/UFG comparece ao Seminário de Programa de Gestão na UFRN

Evento ocorreu na sequência do 42o Pleno do Forgepe e tratou da implantação do PGD nas IFES e dos impactos do PGD nos processos de Gestão de Pessoas.

Texto: Erica Botelho

O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas - PROPESSOAS/UFG, Sauli dos Santos Junior, e a Coordenadora de Planejamento e Projetos Estratégicos em Gestão de Pessoas - CPPE/UFG, Erica Botelho, estiveram presentes no Seminário de Programa de Gestão que ocorreu na UFRN em 28/11/2024, na sequência do 42o Pleno do Forgepe - Fórum Nacional de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas. O encontro foi uma oportunidade para o aprofundamento nas temáticas relacionadas ao Programa de Gestão e Desempenho - PGD e para a socialização de experiências com o PGD no contexto das Universidades Federais.

A abertura do seminário foi realizada pelo Vice-Reitor da UFRN, Prof. Henio Ferreira de Miranda, pela Coordenadora Nacional do Forgepe e Pró-Reitora de Gestão de Pessoas - PROGESP/UFRN, Mirian Dantas, e pela Diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior - DIFES/SESU/MEC, Tânia Mara, que ressaltaram a importância da promoção de discussão e da construção conjunta do PGD. Em continuidade, a palestra "Gestão da Mudança” foi proferida pela Profa. Ângela Maria Paiva Cruz.

A primeira mesa do evento, “Perspectiva estratégica da implantação do PGD nas IFES: avanços e desafios”, foi composta por Roberto Pojo, Secretário de Gestão e Inovação - SEGES/MGI, Tânia Mara, Diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior - DIFES/SESU/MEC, e Mirian Dantas, Coordenadora Nacional do Forgepe/ANDIFES, tendo como mediador Frank Casado, Pró-Reitor de Gestão de Pessoas - PROGEP/UFSM. O PGD foi tratado como uma das mais relevantes mudanças na área de Gestão de Pessoas no serviço público considerando as últimas décadas. Pontos ressaltados envolveram a importância de se compreender o PGD como um modelo de gestão vinculado à estratégia das Universidades e a complexidade das Universidades em termos de tamanho, estruturas hierárquicas e colegiadas e a amplitude de suas áreas de atuação.

Já a segunda mesa, “Impacto do PGD nos Processos de Gestão de Pessoas”, teve sua composição com Nathália Junca Nogueira - Coordenadora do Programa de Gestão e Desempenho da Diretoria de Inovação Governamental - SEGES/MGI, Nilva Celestino do Carmo, Coordenadora Geral de Atendimento às Entidades Vinculadas SIPEC - SGA/MEC, Michelle Paiva Cruz, Diretora de Desenvolvimento de Pessoas - DDP/UFRN, e Diego Tannús Dórea, Coordenador de Planejamento da Força de Trabalho - CGFOR/DEPRO/SGP/MGI, com mediação de Joade Cortez, Pró-Reitor Adjunto de Gestão de Pessoas - PROGESP/UFRN. Foram abordados os impactos do PGD nos processos de planejamento, liderança, avaliação de desempenho e dimensionamento. Na finalização do seminário, foi realizada a apresentação do Sistema Polare, pelo Prof. Marcos Madruga, Superintendente da STI e Joade Cortez, Pró-Reitor Adjunto de Gestão de Pessoas - PROGESP/UFRN.

Categorias: principal PGD Propessoas